16 de abril de 2009

Resolvi, vou fazer natação. Sempre gostei, fiz qdo era criança. Acho q parei qdo tinha 13 anos, não lembro bem. Mas adorava, ficava além da hora dentro da piscina. Adoro piscina...eu era um tição de tão preta de ficar no sol, criança já viu né não tem noção. Nem sabia o que era cancer de pele...hehehe. Bom, como já disse antes, não sou fã de academia. Acho chato, mas sei q é importante praticar exercicios regularmente. Talvez um dia eu goste, algumas pessoas dizem q começaram a gostar com a regularidade da pratica. Para não desistir como sempre fiz, busquei uma coisa q eu goste de fazer. Então, aproveitei o convite de uma amiga e vamos fazer juntas. Quer coisa melhor? Ainda de quebra vou ter uma amiga para incentivar...hehehe


Vantagens

-A natação é uma atividade que não causa impacto nas articulações e nem na musculatura, portanto, não há risco algum de se haver lesões, como em outras atividades físicas.

- A pessoa que pratica natação regularmente trabalha o sistema cardíaco e respiratório. Isso faz com que seu condicionamento físico melhore.

- Quem nada os quatro estilos (crawl, costas, peito e borboleta) consegue trabalhar todos os grupos musculares do corpo, eliminando gordurinhas extras e fortalecendo a musculatura.

Riscos

- Não há riscos para quem pratica natação sem extrapolar os limites físicos.

A freqüência mais alta dos batimentos cardíacos deve ser 75% da freqüência máxima permitida.

- Caso as aulas não sejam equilibradas, o aluno pode forçar demais uma só parte do corpo. Isso acontece quando, por exemplo, a aula inteira é feita com palmar ou nadadeiras, ou ainda, quando a pessoa nada apenas um estilo. Observação: para calcular a sua freqüência cardíaca ideal, os médicos costumam recomendar usar a fórmula: 220 - idade = freqüência cardíaca máxima (100%). Na dúvida, consulte um médico.

Período mínimo para fazer efeito

- Para conseguir atingir uma melhora considerável em seu condicionamento físico, é preciso nadar durante 1 mês, 3 vezes por semana e 45 minutos por dia.

- Quem está começando deve nadar somente crawl e costas. Depois, deve fazer alguns exercício corretivos e iniciar peito e borboleta.

- A freqüência cardíaca recomendada é de até 75%.

- Recomenda-se sempre o acompanhamento de um professor porque, apesar de o condicionamento físico apresentar evolução no início, com o passar do tempo, ele fica estacionado, já que não há instrução de um profissional.

Gasto calórico médio

- De 400 a 530 kcal/hora

Observação: A queima das gordurinhas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa.

Quem pode fazer

- Qualquer pessoa que goste de esportes aquáticos. Tem muita gente que morre de medo de água!

- O estilo borboleta não é indicado para mulheres grávidas, porque força a coluna. Quem é hipertenso deve sempre medir a freqüência cardíaca durante a atividade para não deixar que ela fique muito alta.

- Quem tem problema na coluna deve se concentrar mais nos estilos crawl e costas.

Dicas do especialista: Nunca nadar sem ter se alimentado antes. O ideal é que se coma uma barra de ceral antes de cair na água. Além disso, quem for fazer natação deve dar muita importância ao alongamento, antes e depois da atividade. Se for possível, deve-se fazer uma aula de alongamento.

6 comentários:

Tati disse...

Também pensei em fazer natação esse semestre mas acabei desistindo...
O bo é fazer açguma coisa que você sinta prazer mesmo! Vai que essa é tua chance de se apaixonar pelos exercícios??
TOMARA!!!

Beijos

Maria disse...

Lu,
Com certeza será melhor fazer a atividade junto com outra amiga, ai uma apoia a outra, eu fiz academia com uma amiga uma epoca e foi muito bom.... rsrsrs
Boa Natação!!!
beijossss

Anônimo disse...

espero que vc só tenha os benefícios!

Eu não fui fazer natação porque tinha feito, ou melhor, fiz escova progressiva e não combina cloro e formol (rsss).

mas assim que voltar a ter meus cachos, vou fazer natação! é uma promessa para mim mesma!

beijão

Bea disse...

Te desjo sucesso! Também penso em fazer natação, mas só depois, não tenho coragem no momento....
Bom, espero que voc~e se dê bem, também já fiz natação e amava! É muito bom! Se puder, coma sempre algo com potássio para evitar cãimbras!
Um maravilhoso fim de semana para vcê! Beijos!

Juh disse...

Fiz natação muitos anos, mas tenho os ombros muito largos, aí não dá mais..

Um ótimo fim de semana (e feriado) pra ti!!! Obrigado por sempre passar no meu "broguinho".

Unknown disse...

ola
nado ha 6 meses 3 x por semana ..estou gostando muito ,seja persistente que alcançará seus objetivos
boa sorte
ahh tou muito mais forte e disposto !
Paulo