3 de junho de 2010

Treinando o seu corpo para queimar gordura

Quando queremos emagrecer, esperamos fórmulas milagrosas, alimentações mágicas, remédios, vitaminas, suplementos, exercícios sobrenaturais, enfim, algo que exija o mínimo de empenho de nossa parte e que nos faça perder gordura. Quanto mais se estuda, mais se percebe que o emagrecimento depende do esforço e dedicação de quem o procura.

Irei relatar informações que existem há décadas, porém muitos ainda não foram capazes de colocá-las em prática. Na década de sessenta, pesquisas lideradas pelo Doutor John O. Holloszy nos fez entender melhor a mecânica de queima de gordura durante a atividade física aeróbica (caminhada, corrida, bicicleta e natação, por exemplo). Nosso corpo funciona como um motor flex, consegue produzir energia com gordura e/ou carboidratos. O que Holloszy mostrou foi que, quanto mais expomos o nosso organismo a estímulos aeróbicos de longa duração, mais ele se adapta para queimar gordura. Como se o motor flex passasse, por livre e espontânea vontade, a dar preferência em consumir apenas um tipo de combustível, mesmo tendo os dois combustíveis à sua disposição. Mais interessante ainda foi que este consumo maior de gorduras acontecia durante e após a atividade física; isso significa que a queima de gordura passa a ser maior 24h por dia.

Pesquisas mais recentes procuraram então, descobrir quanto tempo é necessário treinar atividades físicas aeróbicas por dia para que esta adaptação ocorra em nosso organismo. No ano passado o American College of Sports Medicine, uma das mais renomadas instituições mundiais em pesquisas na área de atividade física, publicou um artigo recomendando treinar 250 a 300 minutos semanais para promover o emagrecimento e manutenção de peso. Se pensarmos em dias, devemos treinar aproximadamente 40 minutos todos os dias. Será que os sedentários são capazes de fazer todo este esforço logo de cara?

Não é indicado para pessoas sedentárias, principalmente aos obesos, começarem um programa de treinamento com tamanho volume (tempo). Uma vez começado, necessitamos de aproximadamente três meses para adaptarmos nossos aparelhos osteo-muscular e cardíaco aos impactos e esforços gerados pelo treinamento. Por isso precisamos de paciência para começarmos de forma lenta e gradativa e de um profissional de educação física que irá prescrever, de forma individualizada, a evolução deste treinamento. O maior índice de desistência nos programas de treinamento para emagrecer acontece nestes três primeiros meses; isso não é mera coincidência.

Portanto, comece devagar e dê um prazo, de no mínimo três meses, para atingir tempos de treino próximos ao pedido de 250 a 300 min. semanais. Consulte um nutricionista para adequar a sua alimentação e tenha paciência, pois uma vez que seu motor começar a queimar gordura, ele vai se “viciar” neste combustível e você “emagrecerá até dormindo.”

Bons treinos.

Rodrigo Ferraz

6 comentários:

Dayana Mara disse...

Oi Luciana! Encontrei teu blog hoje e, pelos seus posts, parece que você é uma pessoa bem simpática. Não tenho blog, mas estou sempre checando as novidades das meninas da RA. Morei nos EUA fazendo intercâmbio há três anos, em Indianapolis, Indiana. Comigo foi o contrário, estava super feliz realizando meu sonho e acho que nunca tinha estado com um corpo tão bonito, nem com tanta auto-estima como naquele ano. Cuidei muito para não engordar, caminhava, não jantava, comi McDonalds pouquíssimas vezes, enfim... engordei quando voltei pra casa. Gostaria de conversar contigo, meu e-mail é dayanabasso@hotmail.com, se tiver MSN ou quiser me mandar teu e-mail para trocarmos experiências, ficarei muito feliz.
Kisses! Ah! Vou ler teu blog todo.

Lú Pinheiro disse...

Oi achei vc no blog da Ana Carolina Arcanjo e resolvi te deixar um recadinho de carinho e incentivo...
Se tiver um tempinho passa lá no meu cantinho e deixa se recado... Como faço para ser sua seguidora?
Bjs Lú
Obs.: Tb me chamo Lú

Lú Pinheiro disse...

Oi valeu mil vezes pelo seu recadinho lá no meu cantinho...
Brigadão sou sua seguidora...
Bjs e um bom Domingo

Talita disse...

Oi flor tambem sou nova aki fazendo R.A vi seu cantinho e gostei e vou te seguir apartir de agora tudo bem espero que vc passe no meu cantinho pra me visitar tbm ta bjin Deus ajuda a todas nos

* Aline Virtus * disse...

Luciana, como vai? Fazia um tempinho que eu não passava aqui, mas vi que agora está animada com a Zumba! :) E suas corridinhas, conseguiu retomá-las devagar?

Bj

Anônimo disse...

Ola meu nome é Tiago, tenho 26 anos e ja consegui emagrecer 21 quilos em 12 meses, o desafio principal é treinar a mente a aceitar novos padrôes de alimentação, ou seja trocar fritura,doces,enlatados e comidas congeladas, por legumes,frutas,desnatados e integrais.Depois desse passo,o exercicio fisico, aeróbico e musculação tem que entrar na rotina, primeiro para o corpo eliminar a quantidade de energia acumulada durante anos e segundo para o próprio bem estar, voçê respira melhor, trabalha melhor se relaciona melhor com as pessoas, em fim sua alto estima fica nas alturas.qualquer deslize no meio do caminho é absolutamente normal,pois ninguem é de ferro, Mas nunca desistir, pois a recompensa é grande e a vida fica mais bonita.