Resolvi, vou fazer natação. Sempre gostei, fiz qdo era criança. Acho q parei qdo tinha 13 anos, não lembro bem. Mas adorava, ficava além da hora dentro da piscina. Adoro piscina...eu era um tição de tão preta de ficar no sol, criança já viu né não tem noção. Nem sabia o que era cancer de pele...hehehe. Bom, como já disse antes, não sou fã de academia. Acho chato, mas sei q é importante praticar exercicios regularmente. Talvez um dia eu goste, algumas pessoas dizem q começaram a gostar com a regularidade da pratica. Para não desistir como sempre fiz, busquei uma coisa q eu goste de fazer. Então, aproveitei o convite de uma amiga e vamos fazer juntas. Quer coisa melhor? Ainda de quebra vou ter uma amiga para incentivar...hehehe
Vantagens
-A natação é uma atividade que não causa impacto nas articulações e nem na musculatura, portanto, não há risco algum de se haver lesões, como em outras atividades físicas.
- A pessoa que pratica natação regularmente trabalha o sistema cardíaco e respiratório. Isso faz com que seu condicionamento físico melhore.
- Quem nada os quatro estilos (crawl, costas, peito e borboleta) consegue trabalhar todos os grupos musculares do corpo, eliminando gordurinhas extras e fortalecendo a musculatura.
Riscos
- Não há riscos para quem pratica natação sem extrapolar os limites físicos.
A freqüência mais alta dos batimentos cardíacos deve ser 75% da freqüência máxima permitida.
- Caso as aulas não sejam equilibradas, o aluno pode forçar demais uma só parte do corpo. Isso acontece quando, por exemplo, a aula inteira é feita com palmar ou nadadeiras, ou ainda, quando a pessoa nada apenas um estilo. Observação: para calcular a sua freqüência cardíaca ideal, os médicos costumam recomendar usar a fórmula: 220 - idade = freqüência cardíaca máxima (100%). Na dúvida, consulte um médico.
Período mínimo para fazer efeito
- Para conseguir atingir uma melhora considerável em seu condicionamento físico, é preciso nadar durante 1 mês, 3 vezes por semana e 45 minutos por dia.
- Quem está começando deve nadar somente crawl e costas. Depois, deve fazer alguns exercício corretivos e iniciar peito e borboleta.
- A freqüência cardíaca recomendada é de até 75%.
- Recomenda-se sempre o acompanhamento de um professor porque, apesar de o condicionamento físico apresentar evolução no início, com o passar do tempo, ele fica estacionado, já que não há instrução de um profissional.
Gasto calórico médio
- De 400 a 530 kcal/hora
Observação: A queima das gordurinhas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa.
Quem pode fazer
- Qualquer pessoa que goste de esportes aquáticos. Tem muita gente que morre de medo de água!
- O estilo borboleta não é indicado para mulheres grávidas, porque força a coluna. Quem é hipertenso deve sempre medir a freqüência cardíaca durante a atividade para não deixar que ela fique muito alta.
- Quem tem problema na coluna deve se concentrar mais nos estilos crawl e costas.
Dicas do especialista: Nunca nadar sem ter se alimentado antes. O ideal é que se coma uma barra de ceral antes de cair na água. Além disso, quem for fazer natação deve dar muita importância ao alongamento, antes e depois da atividade. Se for possível, deve-se fazer uma aula de alongamento.